Manhã
9:00h – MESA DE ABERTURA: Roberto do Nascimento Rodrigues, presidente da Fundação João Pinheiro.
9:30h – MESA 1 – Dados de violência contra as mulheres e políticas do governo de enfrentamento ao problema.
PALESTRANTES Luisa de Oliveira Drumond - Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2010). Tomou posse no cargo de Delegada de Polícia Civil em 2013, tendo sido inicialmente designada para a comarca de Almenara/MG, onde era responsável pelas investigações dos crimes de tráfico de drogas, homicídio e crimes contra o patrimônio. Desde o início de 2016, atua na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher/DEAM de Belo Horizonte, sendo responsável pela coordenação do Projeto Remodelagem Organizacional. Isabel Lisboa - Superintendente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais Letícia Godinho - Docente e Diretora Geral da Escola de Governo da FJP. Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Bacharelado em Direito pela mesma universidade (2002).
10:30 h – MESA 2 – Machismo e violência no âmbito das mulheres que exercem a prostituição.
PALESTRANTES Cynthia Semíramis - Doutoranda em Direito na UFMG. Bacharelado e mestrado em Direito. Dedica-se, desde 2004, à educação e pesquisa em direitos humanos e combate a discriminações, com destaque para controle jurídico da sexualidade feminina, laicidade, violência contra mulheres e direitos das prostitutas. Lucimara Wieniesky - Ativista social, vinculada a diferentes associações e profissionais do sexo na Bahia e em Minas Gerais. Vitor Lopes Costa - Doutorando em Sociologia na UFMG. Dedica-se à pesquisa sobre prostituição e violência.
Tarde
14:00h – MESA 3 – Masculinidades e intervenções com homens agressores.
PALESTRANTES Flávio Urra - Sociólogo e Psicólogo Social. Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Especialista em violência doméstica. Participa do Elo Mulher – Grupo Intersecretarial de Gênero da Prefeitura de Santo André. Supervisor do Programa “E agora, José”, que trabalha com homens envolvidos em situação de violência doméstica. Felippe Lattanzio - Psicólogo clínico, psicanalista Mestre e doutorando em psicologia. É coordenador metodológico do Instituto Albam, que realiza intervenções em grupo com homens autores de violência e mulheres em situação de violência. Professor do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica da UFMG e do curso de graduação em Psicologia da FEAD.
15:30h – MESA 4 – Religião e relações de gênero (violência simbólica contra a mulher).
PALESTRANTES Anete Roese - Doutora em Teologia, professora na PUC/MG na área de gênero e religião. Possui também graduação em Psicologia pela PUC-MG e pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama/IMPSI-MG; É Fundadora e Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Feministas GPFEM / PUCMinas. Ana Ester Pádua Freire Doutoranda e Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. Bacharel em Teologia pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Sócia da Associação Brasileira de História das Religiões, ABHR, e membro do Grupo de Pesquisas sobre Religião, Política e Espaço Público, GREPEP. Atualmente, dedica seus estudos às seguintes temáticas: igrejas inclusivas e ativismo queer. Tânia Mayer Mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. É editora de textos da Comissão de Publicações do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Assessora paróquias, comunidades e grupos, com formação teológica e bíblica.