PALESTRAS E SEMINÁRIOS

PRINCIPAIS TRABALHOS DESENVOLVIDOS SOBRE O TEMA

Seminário sobre Impactos da Copa 2014 – Prevenção ao Tráfico de pessoas

Pastoral da Mulher no debate sobre o Trafico de Pessoas na Assembleia Legislativa de MG

Pastoral da Mulher de BH selecionada para Enfrentamento ao Tráfico de pessoas pelo MJ / UNODC

MARÇO DE 2014 OFICINA DE DIREITOS DAS MULHERES E DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO  *Dirigida ao nosso público-alvo

Oficina de Direitos das Mulheres:  iniciada com o visionado filme “Vida de Maria”. Trata-se de um curta-metragem que denuncia a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações de mulheres através de “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos. Foram debatidas situações apresentadas no filme que mostram uma semelhança muito grande com a realidade vivenciada por muitas mulheres atendidas. As falas insistiram na necessidade de quebrar esses ciclos pautados na cultura patriarcal, de não repetir a história de seus antepassados e renovar suas vidas. Dando continuidade nas atividades, as mulheres apresentaram seus trabalhos (pinturas, poemas, textos) realizados nas semanas anteriores, onde relatavam o sentido do ser mulher hoje e  relatos sobre enfrentamento à violência doméstica. Histórias de vida, depoimentos e pinturas comovedoras se sucederam nas intervenções das participantes.

ENCONTRO DE MULHERES EM BETIM

Com a participação de mais de 400 mulheres, a relação entre gênero e violência doméstica foi abordada, seguida do desenvolvimento do tema Tráfico de Seres Humanos, que atinge de maneira especial  à população feminina.

NOVEMBRO DE 2013 Realizou-se uma série de ações para sensibilizar a sociedade, através da construção de uma cultura de não violência e de respeito aos direitos das mulheres, particularmente daquelas que estão em situação da prostituição.DISTRIBUIÇÃO DE INFORMATIVOS no hipercentro de Belo Horizonte, especialmente nos hotéis de alta rotatividade, com os materiais especificamente elaborados para a campanha contra o Tráfico de Pessoas.

 

OFICINA para discutir os aspectos socioculturais da  violência contra a mulher e sensibilizar a população feminina para o tema.  Foram abordados os fatores que  originam e  mantém essa violência, além dos danos produzidos. O trabalho foi realizado a partir de vídeos, análises de cenas e partilha das experiências das próprias mulheres.  Posteriormente, apontamos para a criação de laços de solidariedade entre as mulheres como forma de fortalecê-las e encontrar apoio para sair da situação de violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *