QUEM SOMOS

O projeto DIÁLOGOS PELA LIBERDADE é uma iniciativa da Rede Oblata.

Histórico 

Nossa Entidade teve seu início no ano de 1982, a partir de um grupo de pessoas que se sensibilizaram com a questão das mulheres em situação de prostituição  nos  bairros da Lagoinha e Bonfim, região de acentuada concentração de prostíbulos.

Com o nome de Pastoral da Mulher de Belo Horizonte, o projeto coordenado pelo Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor acompanhou o deslocamento do público atendido e passou a desenvolver seu trabalho no hipercentro de Belo Horizonte, onde vivem, sobrevivem, e ganham a vida, um grande número de mulheres (cerca de 2.500, segundo cálculos da Prefeitura de BH), exercendo a prostituição.

Realizamos nosso trabalho pautado em uma proposta pedagógica que contempla etapas adaptadas à realidade de cada mulher, fundamentada numa pedagogia libertadora e resiliente. Atuamos de modo a criar meios de aproximação e sensibilização junto às mulheres em situação de prostituição nas diferentes localidades do hipercentro de BH (ruas, praças, hotéis etc.). Para tal, são realizadas visitas aos locais, sendo esta uma ação que proporciona DIÁLOGO, informação fluindo no sentido das mulheres e ao alcance delas, além de ser uma forma de convidá-las a participar das atividades oferecidas no Cantinho da Paz, espaço do Projeto Diálogos pela Liberdade. A intenção é despertá-las para NOVOS OLHARES, que lhe proporcionem uma ANÁLISE CRÍTICA sobre suas condições de vida e de trabalho,  para o seu próprio potencial de crescimento, para questões que envolvem a sua realidade e o mundo, num valoroso e indeterminado processo de RESIGNIFICAÇÃO da sua história.

São oferecidas palestras, rodas de conversa, atendimento jurídico e psicológico, oficinas e cursos de capacitação e formação, nos quais as mulheres participam gratuitamente.

Nossa finalidade: contribuir e apoiar a emancipação e humanização das mulheres em situação de prostituição, trabalhando no resgate de sua cidadania, fortalecendo sua autoestima, ampliando seu conhecimento sobre as questões sociais, de gênero, saúde e trabalho. São realizadas atividades comunitárias, formativas, culturais e artísticas voltadas para a reintegração social e a efetividade de seus direitos.

Para ampliar seu alcance, expressar sua filosofia e modo de atuar, o projeto passou a se chamar Diálogos pela Liberdade, consolidando sua marca em 2016.

Logo-Rede-Oblata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *