SEMINÁRIO 2017

Dialogando sobre Preconceito na Prostituição: Luta Por Direitos

Evento Gratuito – Inscrições abertas
O Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade (Pastoral da Mulher de BH) tem por finalidade contribuir para a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres que exercem a prostituição. O combate contra o preconceito histórico-cultural que existe em relação à prostituição se configura como um dos desafios mais importantes do nosso Projeto. Para essa finalidade, atuamos em parceria com outras Entidades e com algumas das organizações de trabalhadores sexuais existentes.
Objetivo Geral
O Seminário pretende debater e sensibilizar sobre as diferentes perspectivas da luta por direitos das profissionais do sexo, o enfrentamento da discriminação e o preconceito que lhes afeta de modo especial. O encontro visa contemplar a prostituição como fenômeno que se situa nas interseções entre sexualidade, economia, trabalho, poder, moral, relações de gênero, entre outros.
Objetivos específicos:
• Refletir sobre a questão do estigma, o preconceito e diferentes formas de violência simbólica que atingem as profissionais do sexo. Escutar da própria voz delas sua opinião sobre o tema e propostas de enfrentamento.
• Dialogar com representantes de órgãos públicos com competências nessa matéria.
• Analisar, a partir da atual conjuntura sociopolítica, as iniciativas de luta por direitos das organizações de trabalhadoras sexuais.
• Sensibilizar a sociedade sobre esta problemática.
Público: profissionais do sexo, instituições governamentais e Entidades vinculadas à defesa de direitos e à causa da mulher, integrantes dos movimentos sociais, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, professores e estudantes universitários de diferentes áreas.
Programação

8h30 – Inscrições.
9h00 – Mesa de Abertura com Áurea Carolina (vereadora BH), Gilson Reis (Vereadora BH), Marilia Campos (Deputada Estadual MG),)
9h30 – Vulnerabilidade social e Políticas Públicas na cidade de BH – Maíra da Cunha Pinto Colares – Secretaria de Políticas Sociais da PBH.
10h30 – Gênero, estigma e preconceito na prostituição.
Debatedores: Vitor Costa (sociólogo), Isabel Brandão (psicóloga) e Juliana Jayme (PUC-MINAS).
14h00 – Enfrentando a criminalização da prostituição.
Debatedores: Thaddeus Blanchette, Barbara Lobo (jurista) e Adriana Piscitelli.
15h30 – Luta por direitos das organizações de trabalhadoras sexuais.
Debatedoras: Monique Prada (CUTS), Cida Vieira (Aprosmig), Lucimara Wienisky (Filhas da Luta) e Santuzza.