PUBLICAÇÕES

Pastoral da Mulher de BH selecionada para Enfrentamento ao Tráfico de pessoas pelo MJ / UNODC

Compartilhar

A Unidade Oblata em MG (Pastoral da Mulher BH) foi uma das seis Entidades selecionadas pela Secretaria Nacional de Justiça e pelo  UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime)  para induzir ações de prevenção ao tráfico de pessoas.

As instituições selecionadas são : Gerando Vida (RJ) ; GGLOS LGBT (PI); GTP+ (PE) ; Pastoral da Mulher BH -Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor (MG); Projeto Legal/Projeto Trama(RJ) e Sodireitos (PA). Todas elas se comprometeram a promover uma abordagem adequada e de acordo com os compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo Estado brasileiro, numa perspectiva de promoção de direitos humanos. Também deverão incentivar a aproximação da sociedade brasileira com a temática do tráfico de pessoas, para que se possa ter mais informações sobre a existência e a complexidade de tal fenômeno e auxiliar no desenho de estratégias e ações de prevenção.

 

Estes 6 projetos selecionados no edital 24/2013 da Secretaria Nacional de Justiça e do UNODC, participaram em Brasília, no dia 3 de abril, da Oficina de Alinhamento de Projetos na área de prevenção e enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O objetivo era definir diretrizes para  padronizar a metodologia de geração de conhecimento dos projetos para fins de replicação. Durante a Oficina cada Instituição apresentou o projeto apresentado e selecionado.

Os responsáveis da Secretaria Nacional de Justiça e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, contextualizaram o desenvolvimento dos projetos no âmbito da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O Encontro terminou com a definição conjunta das diretrizes metodológicas para geração de conhecimento e replicação dos projetos de prevenção ao tráfico.

Como consequência desta parceria a Pastoral da Mulher de BH realizará, ao longo de 2014, uma série de importantes ações de sensibilização e prevenção ao tráfico de seres humanos.

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *