Blitz da Saúde com apoio da APROSMIG e Escola de Enfermagem do Uni-Bh

Compartilhar
Em parceria com a Escola de Enfermagem da UNI-BH, a Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG) realizou uma blitz da saúde. No local foram oferecidas vacinas, exames de glicemia e, verificação de pressão arterial, orientações sobre cuidados com a saúde, informações sobre autoexame de mama e sobre Papanicolau. A colaboração com APROSMIG permitiu uma boa divulgação deste evento entre as profissionais do sexo de Belo Horizonte.
O projeto Diálogos pela Liberdade (coordenado pela Pastoral da Mulher), atuante na proposta de defesa dos direitos humanos das garotas de programa, ofereceu também vacinação contra a gripe,  hepatite B, febre amarela, dupla adulto (previne contra tétanos e difteria) e triviral (previne contra sarampo, rubéola e caxumba). Ao mesmo tempo, em outra sala, foi oferecido massagem relaxante  e esfoliação corporal.  Todas as participantes receberam  um Kit lanche saudável.
A Blitz da Saúde, realizada pela Pastoral no Dia Internacional da Prostituta,  colocou à disposição das mulheres que “batalham”  no hipercentro de Belo Horizonte, diversos atendimentos, possibilitando a todas a realização de alguns exames que podem auxiliar no acompanhamento da saúde de uma forma em geral. Todas as atividades são gratuitas.
Aproximadamente 100 mulheres passaram pelas dependências da Pastoral e conferiram os serviços disponibilizados, realizando  teste de glicemia e glicose, orientações sobre prevenção de DST e recebendo as vacinas disponibilizadas para elas pela Escola de Enfermagem da UNI-BH.
O evento também serviu para apresentar uma nova cartilha de saúde elaborada pelos Alunos da Escola de Enfermagem da UFMG, acompanhados pela professora Eliana Villa.
Queremos agradecer a todas as mulheres que  atenderam ao nosso chamado, comparecendo  na sede da Pastoral. Afinal, nosso objetivo foi oferecer a todas elas a oportunidades de realizar exames importantes, que auxiliam nos cuidados básicos com a saúde. Esta foi uma das muitas ações que realizamos, dentro do Projeto Diálogos pela Liberdade, procurando melhorar as condições de vida  das mulheres que exercem a prostituição, promovendo sua saúde, cidadania e direitos. 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *