Sensibilização sobre Direitos Humanos

Compartilhar

19989757_683484461842181_4772504906253959414_n

 

Lucinete Santos, representante do Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade participa de Campo de Formação de Voluntariado do VIDES Brasil / MG na cidade de Ponte Nova Minas Gerais.

 O Projeto CFV (Campo de Formação de Voluntariado) inspirado no modelo educativo salesiano – Sistema Preventivo de Dom Bosco, atua na capacitação teórico-prática para o voluntariado. Esse trabalho constitui, em sua essência, em desenvolvimento de ações de educação inclusiva junto às comunidades carentes, sendo um complemento à formação integral de jovens universitários e profissionais, além de buscar o fortalecimento do quadro de cidadãos capacitados a fazer uma análise crítica da realidade, engajados em processos de transformação social.

O encontro aconteceu de 14 à 19/07/2017 na Fundação Menino Jesus, localizado na Rua Minas Gerais, s/n, – Vila Alvarenga, Ponte Nova – MG.

Estiveram presentes estudantes do 3º ano do ensino médio do colégio Salesiano de Ponte Nova; professores da rede pública da cidade, voluntários/as VIDES, religiosas salesianas e outros profissionais.

A Participação de Lucinete Santos, Educadora Social e integrante do Projeto Diálogos pela Liberdade aconteceu no dia 17/07. Sua colaboração se deu da seguinte forma:

IMG-20170719-WA0013 (1)

1º Ministrando palestra com o tema: “Direitos Humanos e Voluntariado”. Na fala da educadora foram abordados:

  • Origem dos Direitos Humanos, fases evolutivas e sistemas internacionais de proteção;
  • Direitos humanos no Brasil “Falta no Brasil uma cultura de direitos humanos” (Jessé de Souza) e atual conjuntura de esfacelamento dos direitos sociais.
  • Importância e papel do voluntário/a na transformação social (fazendo a diferença, lutando para a promoção dos direitos humanos de forma solidária e exercendo responsavelmente o controle social no que tange a cobrar do Estado a garantia de Direitos.
  • Missão Oblata (direitos humanos das mulheres que exercem a prostituição e realidade da prostituição no Hiper centro de BH).

2º Participando da roda de conversa com crianças e adolescentes do Colégio Polivalente – Ponte Nova. Com as adolescentes foi refletido sexualidade e prevenção.

Com algumas mulheres do Clube de Mães foi realizada oficia sobre direitos humanos das mulheres a partir dos víeis auto-estima, autocuidado, autonomia, direito e acesso às políticas públicas e sustentabilidade. Na oportunidade, as mulheres aprenderam a fazer creme para pés rachados, o que também pode ser comercializado como complemento de renda.

A atuação de Lucinete Santos no Campo de Formação do VIDES (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) faz parte do objetivo do Projeto Oblata de atuar na sensibilização social.

 

 

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *