Aconteceu ontem (18/04) o lançamento do Projeto “Melhorando a qualidade de vida”.
O projeto pretende desenvolver uma intervenção abrangente focada na melhoria da qualidade de vida das mulheres que exercem a prostituição. Para isso nossa equipe, nas visitas a campo, desenvolverá ações educativas, com cada uma delas, sobre saúde, desde estas perspectivas:
- Saúde física e sexual
- Saúde emocional
- Saúde social (relacionamentos familiares e sociais)
- Saúde ambiental
Entre os resultados pretendidos estão: um maior uso de métodos de prevenção contra IST’s; melhorar a frequência de exames periódicos de saúde; um maior conhecimento dos seus direitos no exercício da sua atividade; e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.
O lançamento contou com o apoio de uma equipe extraordinária: o professor Nathan Souza e os alunos da Faculdade de Medicina da UFMG que ajudaram a realizar diferentes Oficinas sobre saúde bucal, aferição de pressão e glicemia; saúde ginecológica e avaliação de riscos cardiovasculares. Também apresentamos oficinas de saúde mental (com relaxamento, hipnose, auriculoterapia, etc.) e de “saúde do ” coração” (bate papos sobre prevenção de violência de gênero, relacionamentos abusivos, etc.). Uma profissional da estética da dicas de beleza e cuidava da imagem pessoal .
Tivemos também a oportunidade de lançar este projeto no Hotel Magnifico, onde uma parte da equipe se deslocou para realizar uma Oficina rápida de saúde, com uma excelente acolhida desta iniciativa por parte das mulheres que ali estavam. O responsável pela gestão do hotel possibilitou este evento dentro do local com a criação de uma “sala de convivência” que terá finalidade terapêutica e cultural.
Colaborou conosco eficientemente a Dra. Eliana Villa, que durante os anos passados, com seus alunos da Escola de Enfermagem da UFMG, já nos tinha ajudado nesse objetivo de promover a saúde .
Também nos prestigiou com sua presença a Dra. Elza Machado Melo coordenadora do projeto de extensão da UFMG “Para elas: por elas, por eles, por nós” .