Promovendo saúde na Guaicurus

Compartilhar

 O Projeto Oblata  Diálogos pela liberdade em parceria com alunos da Faculdade de Medicina coordenados pelo professor Nathan Souza, inaugurará  amanhã 18 de abril  o projeto “Melhorando a Qualidade de Vida” que se desenvolverá ao longo de 2018.

Este projeto pretende abordar aspectos que pertencem a dois dos Objetivos do de Desenvolvimento do Milênio: o 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, e o 7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

post-diálogos-pela-liberdade - Saúde (2)
 

O projeto pretende desenvolver uma intervenção abrangente focada na melhoria da qualidade de vida das mulheres que exercem a prostituição. Para isso nossa equipe, nas visitas a campo, desenvolverá ações educativas, com cada uma delas, sobre saúde, desde estas perspectivas:

  • Saúde física e sexual
  • Saúde emocional
  • Saúde social (relacionamentos familiares e sociais)
  • Saúde ambiental

IMG_6304

Com esta finalidade já realizamos alguns contactos e reuniões com Aprosmig e representantes de alguns hotéis do hipercentro para conseguir uma maior articulação no desenvolvimento do Projeto.

IMG_6301

A promoção da saúde integral das profissionais do sexo pode ser conseguida através de uma combinação de estratégias que visem: melhorar o ambiente onde exercem a atividade; promover a participação ativa delas em todo o processo de promoção da saúde; permitir escolhas saudáveis e encorajar o desenvolvimento pessoal.

Para isso nossa equipe, em colaboração com alunos da Faculdade de Medicina da UFMG, desenvolverá ações educativas  sobre saúde visando um maior uso de métodos de prevenção contra IST’s,   melhorar a frequência de exames periódicos de saúde e diminuir os níveis de estresse. As ações acontecerão na sede do Projeto e no interior de alguns hotéis onde serão criadas “salas de convivência” para atividades terapêuticas e de informação.

IMG_6336
 
 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *