Sucesso no lançamento do Projeto "Melhorando a qualidade de vida"

Compartilhar

Aconteceu ontem (18/04) o lançamento do Projeto “Melhorando a qualidade de vida”.

O projeto pretende desenvolver uma intervenção abrangente focada na melhoria da qualidade de vida das mulheres que exercem a prostituição. Para isso nossa equipe, nas visitas a campo, desenvolverá ações educativas, com cada uma delas, sobre saúde, desde estas perspectivas:

  • Saúde física e sexual
  • Saúde emocional
  • Saúde social (relacionamentos familiares e sociais)
  • Saúde ambiental

Entre os resultados pretendidos estão: um maior uso de métodos de prevenção contra IST’s; melhorar a frequência de exames periódicos de saúde; um maior conhecimento dos seus  direitos no exercício da sua atividade; e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

O lançamento contou com o apoio de uma equipe extraordinária: o  professor Nathan Souza e os alunos da Faculdade de Medicina da UFMG que ajudaram a realizar diferentes Oficinas sobre saúde bucal, aferição de pressão e glicemia; saúde ginecológica e avaliação de riscos cardiovasculares. Também apresentamos oficinas de saúde mental (com relaxamento, hipnose, auriculoterapia,  etc.) e de “saúde do ” coração” (bate papos sobre prevenção de violência de gênero, relacionamentos abusivos, etc.). Uma profissional da estética da dicas de beleza e cuidava da imagem pessoal .

IMG-20180418-WA0006

Tivemos também a oportunidade de lançar este projeto  no Hotel Magnifico, onde uma parte da equipe se deslocou para realizar uma Oficina rápida de saúde, com uma excelente acolhida desta iniciativa por parte das mulheres que ali estavam.  O responsável pela gestão do hotel possibilitou este  evento  dentro do local com a criação de uma “sala de convivência” que terá finalidade terapêutica  e cultural.

Colaborou  conosco eficientemente  a Dra. Eliana Villa, que durante os anos passados, com seus alunos da Escola de Enfermagem da UFMG,  já nos tinha ajudado  nesse objetivo de promover a saúde .

Também nos prestigiou com sua presença a Dra. Elza Machado Melo coordenadora do  projeto de extensão da UFMG “Para elas: por elas, por eles, por nós” .

 
IMG_6366
 
 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *