Campanha da Fraternidade 2022

Compartilhar

“Fala com sabedoria, ensina com amor” 

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. 

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Rede Oblata segue comprometida com a promoção do diálogo e sensibilização social, entendendo a educação como oportunidade de crescimento pessoal e chave na construção de um mundo melhor. Ao longo de anos, vem investindo nos cursos de formação técnica para as mulheres assistidas e incentiva a busca por conhecimento na jornada de empoderamento.

Sabe-se que a educação de meninas e mulheres no mundo é ainda limitada e cheia de desafios, deixando-as expostas a preconceitos, menos oportunidades e vulnerabilidade social, confirmando que a desigualdade de gênero também se manifesta na área da Educação. Muitas organizações têm lutado para incluir as meninas na escolarização, e isso interfere diretamente na sua inserção no mercado de trabalho.

Para além da educação formal, é preciso reconhecer novas formas de ensinar e aprender. Foram muitas as experiências que nos emocionaram nas Unidades Oblatas, passando por processos de alfabetização, inclusão digital, cursos profissionalizantes e oficinas criativas realizadas de forma personalizada para (e com) as mulheres em contextos de prostituição atendidas pela nossa Rede.

Nossa fundadora, Madre Antonia, foi uma grande educadora e empreendeu na arte de ensinar, compartilhando sua fé e seu conhecimento. Esta é uma inspiração que segue firme em nossa proposta pedagógica e celebramos cada passo dado, cada avanço, pouco a pouco, com olhar humanizado e implicação profética.

Abertura da Campanha da Fraternidade – Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida da PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico. Na foto, Dom Walmor junto com a equipe da Rede Oblata BH – Unidade Diálogos pela Liberdade (Ir. Pilar, Ir. Idolina, Ir. Leonira, Carolina, Keila, Lucinete, Isabel e Fabiana).

Objetivo geral da Campanha – 2022

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. 

Objetivos específicos da Campanha

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia. 

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.  

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus. 

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.  

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum. 

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.  

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

*Texto sobre a CF 2022 publicado originalmente em: https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2022

*Acesse os materiais da campanha no hotsite acima.FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailMessenger

*Texto na integra: https://www.oblatassr.org/campanha-da-fraternidade-2022/

Conheça também nossas redes sociais: Instagram, Facebook

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *