Breve história
A unidade Diálogos pela Liberdade, foi fundada em 1982. Inicialmente recebeu o nome como Pastoral da Mulher Marginalizada, entre inúmeras dificuldades e avanços, a unidade foi conquistando crescente aceitação entre as mulheres, além de grande capacidade de articulação com grupos e movimentos afins.
No ano 2000, a Pastoral da Mulher adquire um novo espaço, no eixo central da prostituição de Belo Horizonte entre a Rua Santos Dumont, 664 e a Rua Guaicurus, 669 – atual endereço. Com a revitalização do Bairro do Bonfim, a prostituição migra para o centro, na região da rua Guaicurus e redondezas e a pastoral muda-se também, e se instala definitivamente no coração da prostituição. E as mulheres “batizam” este espaço de “Cantinho da Paz”.
Missão
Inspiradas pelo projeto social de Jesus, trabalhamos para tornar mais justo e menos vulnerável o caminho de mulheres que exercem a prostituição e/ou são vítimas do tráfico para fins de exploração sexual e que se encontram em contexto de vulnerabilidade social, atuando diretamente na redução de danos, sensibilização da sociedade e defesa dos seus direitos humanos.
Celebração
No dia 24 de agosto de 2023, celebramos juntamente com as mulheres, voluntários e parceiro o aniversário da unidade. A celebração foi conduzida pela equipe, que preparou com muito carinho um almoço, tivemos também karaokê e entrega de brindes para as mulheres.
Toda a equipe da unidade diálogos pela Liberdade agradece primeiramente a Deus, todas as mulheres acompanhadas, voluntários e parceiros, que deixaram ou continuam deixando suas marcas ao longos desses 41 anos.
Continuaremos na caminhada e na luta para promover e impulsionar o protagonismo, afirmação da cidadania, garantia de direitos humanos e efetivação de políticas públicas para mulheres cisgenero que exercem a prostituição, tendo como principais valores a humanização; empatia; respeito; trabalho em rede; colaboração; compromisso; ética; espiritualidade; responsabilidade social.
Você faz parte dessa história: como ato simbólico, todas as pessoas que passaram pela celebração deixou sua marca, formando-se uma árvore no final da festa.
Conheça a história da unidade: https://www.oblatassr.org/acao-social/brasil/dialogos-pela-liberdade/