41 Anos da Unidade Diálogos pela Liberdade

Compartilhar

Breve história

A unidade Diálogos pela Liberdade, foi fundada em 1982. Inicialmente recebeu o nome como Pastoral da Mulher Marginalizada, entre inúmeras dificuldades e avanços, a unidade foi conquistando crescente aceitação entre as mulheres, além de grande capacidade de articulação com grupos e movimentos afins.

No ano 2000, a Pastoral da Mulher adquire um novo espaço, no eixo central da prostituição de Belo Horizonte entre a Rua Santos Dumont, 664 e a Rua Guaicurus, 669 – atual endereço. Com a revitalização do Bairro do Bonfim, a prostituição migra para o centro, na região da rua Guaicurus e redondezas e a pastoral muda-se também, e se instala definitivamente no coração da prostituição. E as mulheres “batizam” este espaço de “Cantinho da Paz”.

Missão

Inspiradas pelo projeto social de Jesus, trabalhamos para tornar mais justo e menos vulnerável o caminho de mulheres que exercem a prostituição e/ou são vítimas do tráfico para fins de exploração sexual e que se encontram em contexto de vulnerabilidade social, atuando diretamente na redução de danos, sensibilização da sociedade e defesa dos seus direitos humanos.

Celebração

No dia 24 de agosto de 2023, celebramos juntamente com as mulheres, voluntários e parceiro o aniversário da unidade. A celebração foi conduzida pela equipe, que preparou com muito carinho um almoço, tivemos também karaokê e entrega de brindes para as mulheres.

Toda a equipe da unidade diálogos pela Liberdade agradece primeiramente a Deus, todas as mulheres acompanhadas, voluntários e parceiros, que deixaram ou continuam deixando suas marcas ao longos desses 41 anos.

Continuaremos na caminhada e na luta para promover e impulsionar o protagonismo, afirmação da cidadania, garantia de direitos humanos e efetivação de políticas públicas para mulheres cisgenero que exercem a prostituição, tendo como principais valores a humanização; empatia; respeito; trabalho em rede; colaboração; compromisso; ética; espiritualidade; responsabilidade social.

Você faz parte dessa história: como ato simbólico, todas as pessoas que passaram pela celebração deixou sua marca, formando-se uma árvore no final da festa.

Conheça a história da unidade: https://www.oblatassr.org/acao-social/brasil/dialogos-pela-liberdade/

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar