Lucinete Santos, representante do Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade participa de Campo de Formação de Voluntariado do VIDES Brasil / MG na cidade de Ponte Nova Minas Gerais.
O Projeto CFV (Campo de Formação de Voluntariado) inspirado no modelo educativo salesiano – Sistema Preventivo de Dom Bosco, atua na capacitação teórico-prática para o voluntariado. Esse trabalho constitui, em sua essência, em desenvolvimento de ações de educação inclusiva junto às comunidades carentes, sendo um complemento à formação integral de jovens universitários e profissionais, além de buscar o fortalecimento do quadro de cidadãos capacitados a fazer uma análise crítica da realidade, engajados em processos de transformação social.
O encontro aconteceu de 14 à 19/07/2017 na Fundação Menino Jesus, localizado na Rua Minas Gerais, s/n, – Vila Alvarenga, Ponte Nova – MG.
Estiveram presentes estudantes do 3º ano do ensino médio do colégio Salesiano de Ponte Nova; professores da rede pública da cidade, voluntários/as VIDES, religiosas salesianas e outros profissionais.
A Participação de Lucinete Santos, Educadora Social e integrante do Projeto Diálogos pela Liberdade aconteceu no dia 17/07. Sua colaboração se deu da seguinte forma:
1º Ministrando palestra com o tema: “Direitos Humanos e Voluntariado”. Na fala da educadora foram abordados:
- Origem dos Direitos Humanos, fases evolutivas e sistemas internacionais de proteção;
- Direitos humanos no Brasil “Falta no Brasil uma cultura de direitos humanos” (Jessé de Souza) e atual conjuntura de esfacelamento dos direitos sociais.
- Importância e papel do voluntário/a na transformação social (fazendo a diferença, lutando para a promoção dos direitos humanos de forma solidária e exercendo responsavelmente o controle social no que tange a cobrar do Estado a garantia de Direitos.
- Missão Oblata (direitos humanos das mulheres que exercem a prostituição e realidade da prostituição no Hiper centro de BH).
2º Participando da roda de conversa com crianças e adolescentes do Colégio Polivalente – Ponte Nova. Com as adolescentes foi refletido sexualidade e prevenção.
Com algumas mulheres do Clube de Mães foi realizada oficia sobre direitos humanos das mulheres a partir dos víeis auto-estima, autocuidado, autonomia, direito e acesso às políticas públicas e sustentabilidade. Na oportunidade, as mulheres aprenderam a fazer creme para pés rachados, o que também pode ser comercializado como complemento de renda.
A atuação de Lucinete Santos no Campo de Formação do VIDES (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) faz parte do objetivo do Projeto Oblata de atuar na sensibilização social.