Projeto Oblata Diálogos pela liberdade está em pleno funcionamento

Compartilhar

IMG_3653

Março foi  mais um mês de muitas atividades no Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade . As participantes começaram as aulas do curso de cuidador de idosos (com uma turma de 27 alunas) em parceria com Crisol  e o curso de designer de sobrancelhas.

Contamos também com um bom número de voluntários que auxiliam ás mulheres na pesquisa e realização de trabalhos exigidos pelo curso de cuidadora.

IMG_3591

Além disso, também realizamos oficinas de artesanato usando materiais reciclados, e aprendendo, Entre outras ,a técnica do pirógrafo, elaborando belas figuras pirogravadas em madeira. Estas oficinas têm  como objetivo promover as potencialidades das mulheres  por meio da arte , trabalhar a autoestima e desenvolver a concentração .

Durante este tempo continuamos fazendo nossas visitas aos hotéis do hipercentro, levando informações uteis, orientações e encaminhamentos úteis para as mulheres que aí batalham.

IMG_3561

As Oficinas de saúde realizadas em parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG também retornaram com força, e no nosso primeiro encontro selecionamos os temas quer serão abordados durante o ano visando a prevenção e o cuidado da saúde , física e emocional , das mulheres atendidas.

Outra dimensão que teve especial intensidade este mês foi a sensibilização social. Destacar nesta última semana a visita de estudantes de Serviço Social (7º período) da PUC Minas, para conhecer o nosso trabalho e realizar uma pesquisa sobre o modo como o estigma afeta de modo especial ao nosso público.

IMG_3668

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *