DpL na Campanha Coração Azul: Sensibilizando contra o Tráfico de Pessoas

Compartilhar

IMG_4943

O dia 26 de julho foi realizada, dentro da Campanha Coração Azul e das ações a realizar em comemoração 30 de julho (Dia mundial contra o trafico de pessoas) ,  uma “Oficina de Sensibilização e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos com fins de exploração Sexual”.

Durante a semana do 24 ao 28 de julho, integrantes da equipe do Diálogos pela Liberdade estão visitando os hotéis de prostituição do hipercentro de Belo Horizonte distribuindo uma cartilha elaborada por nossa Entidade, trabalhando na sensibilização e prevenção ao tráfico de pessoas com profissionais do sexo.

O dia 26  uma  Oficina realizada na nossa sede para 33 profissionais do sexo expus os dados mais recentes sobre o tráfico de pessoas no Brasil e alertou dos novos modos de aliciamento . Foi distribuída uma cartilha informativa sobre este tema que tem o intuito de alertar sobre a invisibilidade deste crime para com as mulheres mais vulneráveis às armadilhas de aliciadores: mulheres em situação de prostituição.

Após a apresentação da equipe, algumas das mulheres compartilharam suas experiências de terem recebido convites para ir ao exterior. Muitas manifestaram conhecer colegas que, na esperança de um futuro melhor, aceitaram convites de viagem para Portugal, Espanha e/ou Itália. Algumas das quais sofreram abusos e ficaram fortemente endividadas com os traficantes.

Ao final da Oficina foram repassadas algumas dicas uteis as mulheres, a exemplo de como elas podem se prevenir, foi apresentado os órgãos que elas podem recorrer e de como identificar uma situação de tráfico de pessoas.

Em seus depoimentos finais, assumiram o compromisso de disseminar tais informações e distribuir as cartilhas entre suas colegas, tornando-se atuantes como agentes multiplicadoras na prevenção deste delito.

Campanha Coração Azul e o COMITRATE

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, por meio da Subsecretaria de Promoção e Defesa de Direitos Humanos – Sedpac, o Comitrate foi instituído por Decreto no ano de 2015 e trata das Políticas Públicas de atenção ao migrante, refugiado e apátrida, enfrentamento ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo (COMITRATE), de forma paritária, com 56 instituições do Poder Público e Sociedade Civil.

Tendo em vista o dia 30 de julho, como dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, foram traçados discussões emergentes e contemporâneas: Trabalho Análogo ao de Escravo, Lei da Migração, Lei do Tráfico de Pessoas e o tráfico de pessoas. Este último versa sobre suas diferentes modalidades a fim de destacar as situações de vulnerabilidade que frequentemente resultam em projetos migratórios sem planejamento ou informação prévia suficientes, pautados na irregularidade, e suscetíveis a situações de risco e exploração.

Estes eventos realizados pelo Projeto Oblata Diálogos peal Liberdade se integram na programação do Fórum de Diálogos COMITRATE .

Confira outros eventos programados dentro dessa Campanha :

– 30 de julho, 9h  – Campanha Coração Azul, em Juiz de Fora: Em parceria com o Instituto de Educação e Cidadania, na feira da cidade. Será abordado o tráfico de pessoas para diversos fins de exploração. Terá apresentação do “Esquizodrama”, com óculos de realidade virtual e Gift box.

– 30 de julho, 18h – Inauguração da iluminação do Palácio do Governo, em Belo Horizonte, de azul, como abertura da Campanha Coração Azul pelo enfrentamento do tráfico de pessoas. Performance de Luz.

– 1º de agosto: Abertura na Praça da Liberdade de evento sobre enfrentamento do tráfico de pessoas. Ás 14 horas, na Biblioteca Luís de Bessa, Jornada em prol do enfrentamento ao tráfico de pessoas: fenômeno migratório contemporâneo.

– 2 de agosto: Roda de conversa sobre tráfico sexual feminino: violência e violação dos direitos das mulheres, travestis e mulheres trans. Local: Defensoria Pública de MG

– 3 de agosto: Luta contra tráfico de pessoas: violência, criminalidade e ciclo de justiça. No TJ-MG – Auditório do Anexo 2 da Rua Goiás. Às 18h, Performance de luz.

– 4 a 7 de agosto – Encerramento da Campanha Coração Azul, no saguão do aeroporto de Confins. Às 18h, Encerrando a maratona de conscientização, a Performance de luz final.

 
 
 
 
 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *