Fortalecendo parcerias para crescer junt@s

Compartilhar

3

Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade participa de Seminário de Educadores Sociais promovido pela REAJE).

No dia 04/07, Lucinete Santos, representando o Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade, participou do Seminário de Educadores Sociais, organizado pela Rede de Ação Junto aos Excluídos/as (REAJE) – das Religiosas do Sagrado Coração de Maria – BH. O encontro aconteceu nas dependências do Recanto de Assis – Centro de Eventos e Espiritualidade – Braúnas – Pampulha – BH.

Com o objetivo de promover um momento de formação e construção conjunta entre as unidades socioassistenciais apoiadas pela REAJE – estiveram presentes membros e educadores de todas as unidades socioassistenciais, tanto as mantidas pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria quanto as assessoradas (Pastoral de Rua, Projeto Oblatas Diálogos Pela Liberdade, Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, Projeto “A Nossa Casa”, Projeto Socioeducativo Dom José Mauro, Centro Social Achilles Diniz Couto, Centro Educacional Comunitário Bom Pastor e Projetos Vida Padre Gailhac e Irmã Maria de Aquino).

Na parte da manhã, Ir. Rosinha (Religiosa do Sagrado Coração de Maria) auxiliou na reflexão sobre espiritualidade. À tarde houve a palestra da professora de psicologia da PUC Minas – Márcia Mansur Saadallah, com tema: Grupos, Ações Coletivas e Fortalecimento de Vínculos na Assistência Social.

36697080_2249614215054673_8402338928840933376_n

Segundo a coordenadora da REAJE, Irmã Helena Pin, “A ideia é de que o seminário seja um espaço e momento de construção, partilha, aprendizado e fortalecimento da nossa Missão, de estar junto às aquelas pessoas que mais precisam e que muitas vezes estão à margem da sociedade. Nosso objetivo é trazer para perto. Incluir. Ser parte. Se fazer presente”.

 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *