Na tarde do dia 19/09/2018, a Unidade Oblata DpL em parceria com a Escola de Medicina da UFMG realizou uma tarde de promoção da saúde para as mulheres que exercem a prostituição. Coordenado pelo Professor Nathan Mendes Souza. Estiveram presentes alunos/as da disciplina IAPS 3 e integrantes do projeto de extensão “ Integralidade no Cuidado das Profissionais do Sexo”.
As ações aconteceram em três grandes áreas: Corpo, Mente e Coração. Essa divisão orientou o uso dos diferentes espaços (internos e externos) da sede do DpL e do hotel Magnífico, onde também aconteceram ações de saúde.
A parceria com a Escola de Enfermagem da UFMG faz parte do “Projeto Melhorando a Qualidade de Vida das Profissionais do Sexo” do DpL, cujo objetivo é melhorar a saúde física e emocional das mulheres que exercem a prostituição, aprimorando o bem-estar e visando mudanças na vida cotidiana e hábitos de vida mais saudáveis.
Segue as ações que aconteceram:
- Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;
- Cálculo de risco cardiovascular;
- Roda de conversa sobre empoderamento feminino e saúde da mulher;
- Seções de alongamento e relaxamento com meditação guiada;
- Orientações gerais;
- Avaliação da Saúde Bucal e encaminhamento para a unidade básica de saúde;
- Terapia Auricular;
- Quick massage;
- Consultas médicas individuais com 2 médic@s clínico geral do Hospital das Clínicas.
Contamos com a presença da Professora Eliana Villa (Enfermeira), voluntária do DpL e profissionais do Centro de Saúde Carlos Chagas;