CURSO INTERVENÇÃO SOCIAL NA PROSTITUIÇÃO E SUAS INTERFACES – 25 e 26/02/2019

Compartilhar

untitled

A  INTERVENÇÃO SOCIAL NA PROSTITUIÇÃO e suas interfaces. Experiência de intervenção social do Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade.

 O curso  pretende aprofundar desde diferentes perspectivas  a realidade da prostituição e as possibilidades de intervenção social que potencializem as mulheres na busca da efetivação de seus direitos e na construção de possibilidades diversas de enfrentamento aos desafios postos pela realidade.

Destinatários: Voluntários/as, candidatos a serem voluntários na nossa Entidade,  pessoas interessadas em conhecer a realidade da prostituição ou o trabalho de nosso unidade Oblata. Estudantes, profissionais e integrantes de associações e instituições que trabalham com temas de género e/ou especialmente em áreas de intervenção em prostituição.

Datas: 25 e 26 de fevereiro de 2019, das 13.30 às 17.00 h

Local : Sede da Unidade Oblata Diálogos pela Liberdade -Pastoral da Mulher – BH Av. Santos Dumont, 664 – sl 327 – Centro 30.111-040 Tel. (31) 3272-7349 (31) 8751-2848 Belo Horizonte/MG/Brasil.

Objetivos específicos

  •  Oferecer instrumentos teóricos sobre a realidade da prostituição.
  • Compreender  a prostituição num contexto amplo.
  • Oferecer ferramentas para promover os direitos das mulheres que exercem a prostituição e apoiar seu necessário protagonismo.

Temas abordados:

  • Os Projetos Oblatas e a missão de trabalhar na defesa dos direitos das mulheres que exercem a prostituição.
  • A prostituição feminina no centro de BH:

    o A indústria do sexo na cidade de BH; funcionamento dos hotéis de alta rotatividade

    o Perfil das mulheres que exercem a prostituição no hipercentro.

  • “As prostitutas são mulheres; os prostituidores são homens” : a prostituição desde um olhar de gênero.
  • Empoderamento e estigma
  • Prostituição e direitos humanos
  • A metodologia de intervenção desde os projetos oblatas:

    o   Abordagem

    o   Acolhida

    o   Formação integral focada na afirmação de cidadania e no protagonismo

    o   Sensibilização social / Advocacy

  • A promoção da saúde física e emocional das mulheres que exercem a prostituição.

Unidade Oblata Diálogos pela Liberdade Belo Horizonte

O Projeto Oblata Diálogos pela Liberdade (Pastoral da Mulher de BH) tem por finalidade contribuir para a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres que exercem a prostituição. O combate contra o preconceito histórico-cultural que existe em relação com a prostituição se configura como um dos desafios mais importantes que enfrenta nosso Projeto. Para essa finalidade atuamos em parceria com outras Entidades e com algumas das organizações de trabalhadores sexuais existentes.

INSCREVA-SE: https://www.sympla.com.br/intervencao-social-na-prostituicao-e-suas-interfaces__452459?d=

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *