PROJETO MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES EM HOTÉIS DO HIPERCENTRO DE BH

Compartilhar

Com o Objetivo de garantir o acesso aos serviços de saúde integral e de direitos  socioassistenciais das mulheres que exercem a prostituição, a equipe do Diálogos pela Liberdade – Unidade Oblata BH, iniciou na última quarta-feira (13/02/2019) visitas a hotéis de prostituição da Rua Guaicurus e arredores, com atendimentos diversos às mulheres que lá batalham, dentre os quais:

  • Informações e orientações dos serviços de saúde integral e da rede sócioassistencial;
  • Massagem anti-estresse e relaxante;
  • Auriculoterapia;
  • Informações e orientações sobre os serviços realizados na sede do Diálogos pela Liberdade;

20190213_113743.jpg

  • Distribuição de materiais informativos;
  • Aferição de pressão arterial; roda de conversa sobre saúde preventiva e atendimentos personalizados (Profa. Dra. Eliana Aparecida Vila);

A Professora Eliana esclareceu dúvidas sobre o PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – método de prevenção à infecção pelo HIV; e sobre o PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV – é uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV como na relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com o rompimento da camisinha). 25 mulheres participaram da roda de conversa.

No total, 55 mulheres receberam atendimentos diversos nesta primeira ação do ano 2019.

É a Unidade Oblata Diálogos pela Liberdade, atuando dentro de hotéis de prostituição, com o objetivo de promover VIDA e DIGNIDADE das mulheres que exercem a prostituição no hipercentro de BH.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *