O Projeto Diálogos pela Liberdade – Unidade Oblata de Belo Horizonte – completa 37 anos!

Compartilhar

As comemorações foram de muita alegria, partilha e esperança renovada!

3
Equipe Diálogos pela Liberdade no aniversário de 37 anos de missão Oblata em BH

Cultivamos nossa memória em forma de relatos, fotos e documentos durante a semana que passou com muita gratidão pelas/ pelos que começaram essa bela obra em 1982. Naquele tempo, a prostituição de rua estava concentrada na região do bairro Lagoinha e foi lá que o nosso trabalho também começou, quando religiosas/os e leigas/os formaram uma equipe que visitava as mulheres nos pontos de prostituição, tomando conhecimento sobre a situação das que ali estavam em busca de seu sustento.

Espaço de atendimento às mulheres na Guaicurus, apelidado pelas mesmas de “Cantinho da Paz”

De 1982 para cá ocorreram muitas mudanças, como o local de acolhimento de nossas mulheres atendidas, agora na Guaicurus, por entendermos que devemos acompanhar as mulheres onde estiverem. Muitas/os aqui colocaram seu trabalho e esperança, entre religiosas/os, leigas/os e profissionais; e entretanto, o que não muda nunca é nosso esforço de caminhar junto das mulheres que exercem a prostituição, um processo de humanização daquelas a quem alcançamos, atingidas pela desigualdade social e de gênero, e também a nós mesmas/ os, enquanto não imunes a esta realidade, mas nos deixando interpelar por ela, em direção à ação concreta.

Como parte das comemorações, construímos na tarde do dia 29  a “Árvore-Diálogos”, com suas raízes sob o solo, que não estão visíveis para quem chega agora, mas continuam nos sustentando, assim como as ações das/os que começaram este trabalho. Como um tronco de uma planta, o Projeto seguiu crescendo e nossas ações se multiplicaram, como galhos que juntos formam uma copa frondosa. As folhas são os momentos vividos no Projeto, das mulheres acolhidas e nossos, o que nos move e mantém por aqui, e assim como numa árvore, contam gentilmente da presença da Vida!

Árvore-Diálogos construída com as mulheres na celebração do aniversário de 37 anos do Projeto Diálogos pela Liberdade

E, ainda em clima de comemoração de nosso aniversário, nos reunimos com os parceiros institucionais do Projeto no dia 04 de Setembro, em evento realizado em nossa sede e intitulado “Dialogando com Parceiros”, onde pudemos contar um pouco de nossa história e missão, além de estreitar os laços e traçar planos para continuarmos atendendo as mulheres cada vez melhor!
Aqui a equipe Diálogos pela Liberdade e diversos parceiros em dinâmica para reafirmar simbolicamente nossos laços institucionais em prol das mulheres

Celebramos e agradecemos a tantas e tantos que por aqui já passaram para contribuir nesta batalha pela justiça social, que já dura 37 anos!!!

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *