86 Anos de Presença Oblata No Brasil

Compartilhar

Com muita alegria, a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor comemora 86 anos de missão no Brasil.

“No dia 31 de janeiro de 1935, sete irmãs da Espanha chegam ao Rio de Janeiro com a missão inicial de construir Educandários para acolher meninas pobres e carentes, provenientes de famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social.

Em busca deste objetivo, estas primeiras religiosas lutam diariamente, com muita dedicação e sacrifício para obter fundos, através de campanhas, rifas e da ajuda de benfeitores.

Atualmente, com a retomada definitiva do carisma de sua fundação, na defesa dos direitos humanos das mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade social, as Irmãs Oblatas no Brasil realizam sua missão de humanização em diversas ações através de projetos pastorais nas cidades de Juazeiro, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, numa ação articulada como Rede Oblata.

Esta Rede se fortalece com diversas parcerias e amplia a ação no campo da acolhida, sensibilização da Igreja e da Sociedade.”

Conheça os projetos de missão Oblata no Brasil: https://www.oblatassr.org/acao-social/brasil/


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *