Chamada para Voluntariado – Workshop “Estigma, conjuntura e imaginário social sobre a prostituição”

Compartilhar

O curso de formação de novos voluntários tem o intuito de promover a sensibilização social a respeito da prostituição, a redução do estigma, conjuntura e imaginário social à respeito da prostituição. O curso é voltado para pessoas religiosas, estudantes, pesquisadores, profissionais ou Instituições que trabalham diretamente com temáticas de gênero ou áreas afins que desejam atuar voluntariamente com o nosso público-alvo.

O curso será realizado de forma presencial na sede da Unidade Oblata Diálogos pela Liberdade, no dia 07/03, das 13h30 às 16h30, na AV. Santos Dumont, 664 – Sala 327 – Centro CEP: 30111-040 – Belo Horizonte/MG.

Temas abordados:

O Instituto Oblata e a missão de trabalhar na defesa dos direitos das mulheres que exercem a prostituição;

Proposta de intervenção desde os projetos oblatas. Metodologia:
o Abordagem;

o Acolhida;

o Formação integral focada na afirmação de cidadania e no protagonismo;

o Sensibilização social.

A prostituição feminina no centro de BH:

o A indústria do sexo na cidade de BH; funcionamento dos hotéis de alta rotatividade;

o Perfil das mulheres que exercem a prostituição no hipercentro;

o Imaginário social;

o Prostituição e direitos humanos;

o A espiritualidade na aproximação às mulheres que exercem a prostituição. 

Inscrições via Syplam: https://www.sympla.com.br/evento/chamada-para-voluntariado-curso-estigma-conjuntura-e-imaginario-social-sobre-a-prostituicao/1872977

Ver menos

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Diálogos pela Liberdade – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *