Com o Objetivo de garantir o acesso aos serviços de saúde integral e de direitos socioassistenciais das mulheres que exercem a prostituição, a equipe do Diálogos pela Liberdade – Unidade Oblata BH, iniciou na última quarta-feira (13/02/2019) visitas a hotéis de prostituição da Rua Guaicurus e arredores, com atendimentos diversos às mulheres que lá batalham, dentre os quais:
- Informações e orientações dos serviços de saúde integral e da rede sócioassistencial;
- Massagem anti-estresse e relaxante;
- Auriculoterapia;
- Informações e orientações sobre os serviços realizados na sede do Diálogos pela Liberdade;
- Distribuição de materiais informativos;
- Aferição de pressão arterial; roda de conversa sobre saúde preventiva e atendimentos personalizados (Profa. Dra. Eliana Aparecida Vila);
A Professora Eliana esclareceu dúvidas sobre o PrEP – Profilaxia Pré-Exposição ao HIV – método de prevenção à infecção pelo HIV; e sobre o PEP – Profilaxia Pós-Exposição ao HIV – é uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV como na relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com o rompimento da camisinha). 25 mulheres participaram da roda de conversa.
No total, 55 mulheres receberam atendimentos diversos nesta primeira ação do ano 2019.
É a Unidade Oblata Diálogos pela Liberdade, atuando dentro de hotéis de prostituição, com o objetivo de promover VIDA e DIGNIDADE das mulheres que exercem a prostituição no hipercentro de BH.