O carnaval de Belo Horizonte tem crescido nos últimos anos, nasceu de manifestações espontâneas da população. Atualmente é considerada uma das melhores folias do Brasil. É claro que a unidade Diálogos pela liberdade não poderia ficar de fora dessa.
Em preparação para o carnaval, foi realizada na acolhida ao longo da semana, oficinas de confecções de Instrumentos de percussão com materiais recicláveis, tais como: latas de tintas, garrafas pet, latas de milho, lata de refrigerante, entre outros. Com esta ação, pretendíamos conscientizar as mulheres sobre a importância da reciclagem e reaproveitamento do lixo. Aprendemos que quase tudo que descartamos em nosso dia-a-dia têm o potencial de ser transformado e reaproveitado.
Também foram realizadas oficinas com objetivo de alertar as mulheres que a violência, que muitas vezes começa a se manifestar de forma branda, misturada com aquelas palavras e ações que são tidas como naturais nas relações e que inconscientemente somos ensinadas à aceitar, como por exemplo: “você vai sair com esta saia? Se você sair com seus amigos nosso relacionamento acaba; Você não presta; Você está louca; Você não é ninguém sem mim”, entre outros.
No dia 20 de fevereiro, em nossa celebração de carnaval, contamos com a participação especial do bloco Bruta Flor que é formado por mulheres que trazem como embasamento o empoderamento, a representatividade e fortalecimento feminino.
O refrão que ecoou ao longo da tarde foi:
“O Homem não te define
Sua casa não te define
Sua carne não te define
Você é seu próprio lar”